A Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu – ACIFI está prestes a ingressar num seleto grupo de entidades com certificação ISO 9001:2008. Na semana passada, após várias auditorias internas para adequação de processos, estabelecimento de indicadores e metas, reorganização da estrutura de serviços e capacitação de colaboradores, a associação finalmente recebeu a auditoria oficial para credenciamento à certificação.
A presidente da ACIFI, Elizangela de Paula Kuhn afirma estar bastante confiante na conquista da certificação. Ela foi a responsável em propor à diretoria executiva a proposta de credenciamento da ACIFI para a certificação da ISO 9001, acompanhou todos os processos e ajudou a implementar mudanças necessárias para que esses processos tivessem maior fluidez e eficiência. “Ao assumir a presidência da ACIFI estabeleci algumas metas e a certificação é uma delas, pois representa a profissionalização da entidade. Garante que a ACIFI mantenha compromissos com os associados, independente de qual for o gestor”, observou Elizangela.
O vice-presidente Administrativo da ACIFI, Rogério Böhm, afirmou que o trabalho foi “intenso”. “Todo o processo foi desencadeado no segundo semestre do ano passado, para o estabelecimento de um sistema de gestão efetivo, visando o aperfeiçoamento contínuo dos processos da associação”, revelou Böhm, que é o diretor responsável pelo planejamento estratégico e convênios da ACIFI.
Natália Fuentes, responsável pelo Sistema de Gestão da Qualidade, enfatizou que o comprometimento da equipe de colaboradores da ACIFI foi um dos pontos fortes para que o processo atingisse o sucesso. “Estamos muito confiantes, pois o trabalho foi efetuado com responsabilidade, compromisso e seriedade”, disse Natália.
O responsável pela auditoria foi Nelson Giacomini, que atua há 17 anos com ISO 9000, desde a versão 1994, posteriormente substituída pela versão 2000, e novamente para a atual versão 2008. Giacomini foi designado pela Tecpar que é o órgão certificador do Paraná. Sua pré-avaliação a respeito do Sistema de Gestão da Qualidade da ACIFI foi positiva. “Existe um sistema muito bem implantado, com muitos indicadores de processo. Observamos aqui muitas pessoas sugerindo melhorias e isso rende retorno para os próprios associados da ACIFI”, destacou o auditor. Ele revelou que em todos os processos que foram auditados percebeu que a equipe “está muito comprometida” e que a associação apresenta uma documentação “bastante consistente”.
“Quando verificamos isso num ambiente de trabalho é a constatação do sistema de gestão”, declarou Giacomini. “A ISO começa de cima para baixo, com a diretoria comprometida, liberando recursos e treinamentos, o pessoal fazendo pós-vendas…”, acrescentou.
O auditor afirma que o grande beneficiado da certificação é, certamente, a empresa associada da ACIFI. “Para os associados da ACIFI, o ponto positivo com a ISO é a confiabilidade num sistema mais moderno e com muito mais credibilidade em seus processos”, ressaltou.
O experiente auditor afirma que são poucas as associações comerciais que têm certificação. “Conheço associações comerciais bem maiores que a ACIFI, que não tem certificação. Isso é prejuízo para os associados, pois a ISO agrega bastante valor”, assegurou. “A certificação é, certamente, um marco histórico para a Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu”, enfatizou o auditor.
Ainda neste semestre a diretoria da ACIFI receberá a oficialização sobre a certificação para a ISO 9001:2008. “Esperamos que ela aconteça até o dia 19 de julho, pois será um presente para o sexagenário ano de fundação da ACIFI”, finalizou Elizangela.
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