Guia fornece orientações assertivas aos empresários, destacando as práticas recomendadas para o fortalecimento dos núcleos.
A ACIFI acaba de lançar o Manual de Boas Práticas do Programa Empreender, uma iniciativa focada em micros, pequenas e médias empresas. O guia visa a orientar e fortalecer os empresários ao reunir diretrizes e estratégias para aprimorar o funcionamento dos núcleos e incentivar o associativismo como motor do desenvolvimento sustentável local.
O manual possui uma linguagem simples e direta, com informações organizadas em tópicos, para facilitar a leitura dinâmica por parte dos empresários. São 34 páginas, diagramadas em formato de e-book digital para celular. Assim, o material pode ser consultado a qualquer momento, sanando a dúvida ou assunto de maior interesse.
O conteúdo, elaborado de forma colaborativa, reúne informações assertivas sobre o propósito do Empreender, representatividade, como funciona, o papel do Sebrae, organograma geral, equipe, classificação dos núcleos, como se faz parar criar núcleo, procedimentos de participação, reuniões, comunicação, financeiro e associação à ACIFI.
O manual também orienta sobre a criação de núcleos setoriais, multissetoriais e territoriais, visando a unir empresas com interesses comuns para enfrentar desafios e construir soluções coletivas. Além disso, o documento incentiva a sinergia, networking e ambiente colaborativo entre os empresários.
Promover o desenvolvimento das empresas
Diretora de Associativismo da ACIFI, Mariangela Lückmann destaca que a entidade tem a missão de promover o desenvolvimento das empresas de Foz. “Essa parceria associativa não só fortalece a economia local, mas também contribui para a criação de um ambiente empresarial mais dinâmico e inovador, capaz de enfrentar os desafios atuais do mercado”, afirma.
Coordenadora-executiva do Programa Empreender da ACIFI, Edna Rubio ressalta que o conteúdo do manual inclui a implementação de planejamentos estratégicos baseados em metodologia desenvolvida em parceria com o Sebrae. “Essa prática visa a assegurar que cada núcleo estabeleça metas claras e atinja resultados significativos, profissionalizando a gestão e tornando o Programa Empreender uma referência no fortalecimento empresarial”, frisa.
A capacitação é uma prioridade. O Sebrae participa do programa oferecendo treinamentos e orientações técnicas, além de promover a inovação entre os nucleados. O manual também realça o papel do Sebrae em facilitar o acesso a recursos financeiros e consultorias, favorecendo o desenvolvimento sustentável das empresas envolvidas.
Manual de Boas Práticas do Programa Empreender da ACIFI