Alunos de ensino médio visitam Associação Comercial e Empresarial; objetivo é aproximar jovens do mundo dos negócios e do empreendedorismo inovador.
A ACIFI e o Iguassu Valley – Foz do Iguaçu promovem conexões com alunos de ensino médio dos colégios de Foz do Iguaçu. O programa de iniciação empresarial visa a aproximar estudantes do ambiente de negócios, ampliando suas perspectivas e despertando novas possibilidades de integração ao mercado de trabalho.
As reuniões acontecem periodicamente, com uma hora e meia de duração. O tour tem início na sede da associação, onde os alunos são recebidos por representantes do Iguassu Valley – Foz: a coordenadora, Mariangela Lückmann; o vice-coordenador, Eduardo Dechechi (áreas tecnológica e de inovação); e o secretário, Claudio Souza (áreas de hospitalidade e criatividade).
Em seguida, a turma é conduzida ao ExoHub CITA (Centro de Inovação e Tecnologia ACIFI), quando têm a oportunidade de vivenciar atividades de mobilização do ecossistema. Nesse espaço, são desenvolvidos projetos de empreendedorismo que se conectam às novas tecnologias, proporcionando uma imersão no mundo da inovação.
Durante a visita, os jovens são instigados com atividades realizadas em grupo que estimulam o desenvolvimento de soluções coorporativas e pessoais. Entre as dinâmicas estão apresentações de dois minutos por representantes de cada grupo, compreendendo na prática a necessidade de construir um ambiente competitivo e com agilidade organizacional.
Segundo Mariangela Lückmann, que também é diretora de Associativismo da ACIFI, o programa promove uma experiência prática e estimula o pensamento empreendedor nos alunos. “Ao vivenciar o ambiente empresarial, os estudantes têm a oportunidade de explorar e compreender as tendências e desafios atuais, bem como para adquirir conhecimentos relevantes para sua futura carreira”, diz a coordenadora.
Integração ao ecossistema de inovação e empreendedorismo
O programa da ACIFI e Iguassu Valey – Foz do Iguaçu de iniciação empresarial organizou três encontros entre maio (dia 16) e junho (dias 6 e 20), mobilizando mais de 130 alunos. Entre as instituições participantes estão os Colégios Cívico-Militares Ipê-Roxo, Estadual Paulo Freire e Estadual Professor Flavio Warken.
Uma das interações ocorreu, excepcionalmente, no I Summit Iguassu Valley, nos dias 14 e 15 de junho, em evento realizado no Grand Carimã Resort com promoção da inovação e o empreendedorismo jovem. Nele, os estudantes do ensino médio conheceram soluções e produtos de empresas inovadoras, desenvolvidos dentro dos ambientes acadêmicos.
Uma das conexões entre alunos do ensino médio e instituições de ensino superior ocorreu na Mostra Universitária, que reuniu mais de 70 projetos tecnológicos criados por mais de 220 estudantes, pesquisadores e orientadores universitários. Vinte iniciativas foram selecionadas para pitches no palco do Rocket e Sebrae durante o evento.
Como efeito prático, estudantes têm apresentado sugestões para aprimorar o processo de seleção no mercado de trabalho, como uso de aplicativos e dinâmicas interativas. Essa interação prepara os jovens para o mercado de trabalho, incentivando a criatividade, o empreendedorismo e a busca por um propósito em suas futuras carreiras.
Conforme a coordenadora do Programa Empreender, Edna Rubio, “empresários podem acompanhar e se beneficiar da energia e espontaneidade dos jovens pesquisadores – que, certamente, têm imenso potencial para serem as próximas lideranças da nossa região”.
Os encontros são agendados sob demanda. Turmas do ensino médio de escolas públicas ou privadas podem visitar a Associação Comercial e Empresarial. Basta solicitar um horário previamente. Mais informações pelo telefone (45) 99149-5851, com Edna Rubio.
Redação: Hemily Nascimento (estagiária)
Edição: Alexandre Palmar (supervisor)
Revisão: Douglas Furiatti