As estimativas são otimistas e devem se confirmar, com base na realidade econômica que estamos vivendo, com queda nos juros e inflação. De acordo com Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, neste período do Natal/2019, o Brasil vai registrar o maior crescimento no varejo dos últimos seis anos. A previsão é arrecadar R$ 35,9 bilhões, um aumento de 4,8% em comparação ao mesmo período em 2018. A alta no percentual de vendas, nesta que é a principal data para o comércio no ano, não era alcançada desde 2013, quando o crescimento foi de 5%.
Essa previsão tão positiva conta com mais fatores que podem concretizá-la, pois todos sabem que nesse período das festas de final de ano, os consumidores ficam mais generosos com os gastos, e incluem compra de presentes para a família toda, lembrancinha para amigo secreto e o que mais couber na lista. Temos ainda o pagamento do 13º. salário aos trabalhadores e outro “plus” para o bolso de milhões de brasileiros, a liberação do saque do FGTS.
Diante desse panorama econômico, com certeza, esta é uma excelente oportunidade para aumentar as vendas. E para conseguir se destacar nessa data comemorativa, é fundamental estar preparado e focado nos resultados, assim como na satisfação total dos clientes. Para ajudar você, comerciante/empresário/lojista, à aproveitar o máximo possível, esse final de ano para aumentar as vendas, atrair mais clientes e fidelizá-los, preparamos algumas dicas para alcançar todos esses resultados. Destacando que campanhas que reúnem prêmios são um grande chamariz para atingir esse sucesso.
1-Planejamento do estoque
Comecemos pelo básico. Sabendo que nessa data a demanda por seus produtos vai aumentar, é preciso preparar seu estoque para não perder vendas. O volume de compras do ano anterior deve ser mantido, somado à perspectiva de aumento para este Natal.
Então, busque o seu fornecedor, e faça um pedido para atender com margem de segurança os seus clientes atuais e os novos. Para vender mais é preciso ter estoque. Mas cuidado, para não exagerar no estoque, que representa fluxo de caixa retido. Faça uma pesquisa de mercado para se preparar de forma eficaz.
2-Divulgação
Você conhece aquele ditado que: “quem não é visto, não é lembrado”? Para aumentar as vendas seus clientes devem lembrar de você e tê-lo como referência para as suas necessidades. Por isso, vale a pena divulgar seus produtos e serviços. O primeiro recurso que pode ser utilizado é o Whatsapp. Crie um grupo ou uma lista de transmissão para seus clientes e envie mensagens apresentando os produtos que você tem disponível para ele presentear ou consumo próprio, e que também, seja capaz de influenciá-lo numa tomada de decisão assertiva. Poste fotos no seu Instagram, publique em grupos do Facebook e peça a opinião dos seus clientes sobre determinados assuntos, incentivando-os a interagir nas suas redes.
Reforce também sua comunicação via e-mail marketing e associe seu negócio a campanhas criativas, como Natal Sonho Dourado, que certamente vão chamar a atenção do seu público.
3-Faça promoções
Aliada a boa divulgação dos produtos e serviços, aproveite a época do Natal para fazer promoções. Esse é o conjunto perfeito para o consumidor e seu público-alvo comprar mais, e claro, aumentar as vendas do seu negócio. Essa é também uma ótima tática para valorizar o cliente e estimular a fidelização dele ao seu negócio. Além de baixar o preço de produtos, levando em conta a época do Natal, os sorteios de brindes e prêmios são outro atrativo. Isso pode ser por meio de uma campanha geral do comércio como, Natal Sonho Dourado. Assim você aproveita essa época favorável para acelerar as vendas e fazer com que o ticket médio de compras aumente consideravelmente.
4-Capriche na vitrine
Sua vitrine vai ser a impressão que os consumidores terão do seu negócio. É ela que atrai o olhar do público que quer conhecer seus produtos e efetuar a compra. Se a vitrine não for bem elaborada, o sentimento gerado em relação ao seu estabelecimento pode ser negativo, impedindo que o consumidor queira conhecer o interior da loja e acabe procurando o concorrente. Tenha em mente que a vitrine é também uma ferramenta de marketing importante para as vendas.
5-Treine sua equipe
Uma equipe qualificada e preparada para atender à demanda propicia vendas com maior eficiência. Invista no treinamento do seu pessoal, principalmente, sobre como se portar e trabalhar nessa alta temporada. Funcionários capacitados atendem melhor às exigências dos clientes, aumentando as vendas e os lucros. Aproveite e estipule metas a serem alcançadas. Definindo o objetivo a ser buscado ajuda a motivar os funcionários e melhorar o rendimento do seu negócio.
Está pronto para colocar em prática essas dicas e aumentar as vendas de Natal? Quer saber mais sobre como aproveitar esse bom momento para atrair mais clientes? Acesse nosso e-book da Campanha Natal Sonho Dourado e veja o mais pode ser feito para aumentar suas vendas neste fim de ano.
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