Um dado preocupante para o comércio e a economia do Brasil. Reportagem apresentada pelo jornal nacional, sobre pesquisa feita neste primeiro semestre de 2019, mostra o crescimento da inadimplência no país. O número de pessoas com dívidas atrasadas bateu um novo recorde negativo, chegando a 63 milhões de devedores.
Por isso achamos que seria importante vir aqui para lembrar de pequenas mudanças que podem ser feitas para evitar que sua empresa faça parte do grupo de comerciantes que não consegue receber de seus clientes.
Para ajudar você a não ser parte desta estatística, buscamos orientações com especialistas em inadimplência. E esse assunto está tratado no nosso e-book. Ainda não leu?
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Como fazer cobranças sem perder o cliente?
Algumas estratégias podem ser usadas para evitar que sua empresa não receba até o dia do vencimento. São atitudes simples, mas acredite, elas são deixadas de lado.
Veja algumas:
– Envie um lembrete próximo à data de vencimento;
– Elabore uma cobrança diferente para cada tipo de dívida (não trate todos os clientes da mesma forma);
– Na abordagem ao cliente, ofereça àqueles que possuem uma dívida maior, um caminho para ajudá-lo a fazer a quitação. Muitos clientes postergam o pagamento de algumas contas esperando uma proposta de acordo. Antes de chegar a este ponto, é possível ofertar alguma condição especial;
– Fique atento às novas ferramentas e serviços que podem te ajudar a monitorar as compras e pagamentos de seus clientes. Falamos sobre duas delas no nosso e-book.
– Conceda crédito gradativamente aos seus clientes.
Ninguém quer perder clientes. Eles podem estar com dificuldades financeiras agora, mas nem por isso, deixam de realizar compras na sua loja. Afastá-los vai fazer com que procurem outros lugares que os atendam quando tudo estiver bem.
Alguns realizam pagamentos atrasados (com a cobrança de multa e juros) sem que isso seja um problema. Esses clientes não devem ser deixados de lado ou considerados maus pagadores. São apenas negligentes.
Tem como evitar a venda para clientes que não são bons pagadores?
Tem sim! O SPC, por exemplo, tem uma ferramenta chamada SPC Monitora 2.0. Ela acompanha o passo a passo do seu cliente, identificando oportunidades para bons negócios.
Essa é uma solução com excelente custo-benefício porque te poupa tempo, auxilia na economia de outras atividades (tempo de equipe, telefone, energia, entre outros), e te ajuda a vender mais.
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Esperamos que este conteúdo te auxilie em tomadas de decisão cada vez mais estratégicas para o seu negócio. Em breve vamos compartilhar mais conteúdos sobre este assunto aqui.
Não deixe de nos acompanhar.