Proposta visa a fortalecer a integração entre Brasil, Paraguai e Argentina para impulsionar o crescimento econômico e social da região de fronteira.
Dirigentes da ACIFI, do Codefoz e do Codetri apresentaram a proposta de realização do Plano de Desenvolvimento Econômico da Região Trinacional a representantes da Itaipu Binacional, margem paraguaia, em encontro realizado em Ciudad del Este. O objetivo é fortalecer a articulação entre Brasil, Paraguai e Argentina para impulsionar o crescimento econômico e social conjunto da fronteira.
A reunião contou com a participação do presidente da Associação Comercial e Empresarial de Foz, Danilo Vendruscolo; do presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Foz, Marcelo Brito; e do presidente do Conselho de Desenvolvimento Trinacional, Roni Temp.
Eles foram recepcionados pelo diretor-geral paraguaio da Itaipu Binacional, Luis Ángel “Lucho” Zacarías; presidente do Conselho de Desenvolvimento de Ciudad del Este, Natália Chan; e o diretor Cristian Gustavo Rolon Paredes. O encontro ocorreu na semana passada para dar continuidade à construção coletiva do projeto.
A proposição trinacional já havia sido apresentada ao diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, em maio deste ano. Agora, ACIFI, Codefoz e Codetri, em conjunto com o Codeleste, reforçam o diálogo com o lado paraguaio da binacional, avançando na elaboração da estratégia para o futuro da região.
Três países, uma só realidade
“Lucho” ressaltou que Ciudad del Este, Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú não vivem realidades isoladas, mas compartilham uma realidade conjunta e interdependente. Para ele, é essencial que os três municípios avancem de forma integrada, com esforços coordenados para o desenvolvimento regional. A ideia surge como uma ferramenta estratégica para preparar a região para as transformações do mercado e os desafios do futuro.
“Temos inúmeras oportunidades de crescimento regional, todas desafiadoras e que abrem portas: comerciais, turísticas, industriais, culturais, educacionais, entre outras. Precisamos abandonar pensamentos e projetos egoístas e focar no crescimento coletivo. O caminho é fortalecer o que cada um tem de melhor e que, ao mesmo tempo, beneficia a região trinacional.”
O diretor paraguaio da binacional também adiantou que está articulando um novo encontro entre os diretores-gerais da Itaipu Binacional do Brasil e do Paraguai para alinhar os próximos passos do estudo trinacional. A reunião está prevista para acontecer neste mês de agosto.
Projeção conjunta até 2050
Danilo Vendruscolo destacou que as cidades da faixa de fronteira formam um território interdependente, com potencial de crescimento quando atuam integradas. Ao valorizar as vocações de cada município num raio de 50km, é possível impulsionar o desenvolvimento conjunto dos municípios do Brasil, Paraguai e Argentina. Ele reforçou a importância de uma projeção regional unificada, vendo a região trinacional como um conjunto de cidades irmãs em busca de crescimento coordenado.
O presidente da ACIFI realçou que, entre 2011 e 2021, o PIB de Foz do Iguaçu cresceu 180%, muito acima da média do Paraná (112%) e do Brasil (102%), resultado em grande parte da formalização da economia local. Vendruscolo citou o crescimento do turismo como exemplo dessa transformação: antes, a média de permanência do turista era de 1,2 dia; hoje, está em 3,8 dias, com potencial para chegar a cinco ou até seis dias.
Além disso, ele lembrou os impactos da pandemia, quando o fechamento das pontes da Amizade e Tancredo Neves revelou a interdependência das economias locais. “As nossas economias são interligadas. O Parlasul já reconhece essa característica e recomenda a elaboração conjunta de planos de desenvolvimento e planos diretores de cidades fronteiriças, conectando os pilares econômicos estratégicos.”
Natália Chan, presidente do Conselho de Desenvolvimento de Ciudad del Este, avaliou como muito positivo o interesse e entusiasmo de “Lucho” em relação à propositura. Segundo ela, “a Itaipu Binacional demonstra uma sintonia importante, pois também tem uma visão moderna sobre o potencial da região trinacional e entende como isso pode nos posicionar estrategicamente no mapa mundial”.
Um milhão de habitantes e R$ 82 bilhões de PIB
O Plano de Desenvolvimento Econômico da Região Trinacional foi elaborado com base em um estudo que revelou o potencial conjunto de 11 municípios localizados num raio de 50km de Foz do Iguaçu. Juntos, esses municípios somam um milhão de habitantes e um PIB de R$ 82 bilhões — um volume que supera o de várias capitais brasileiras e fica atrás, no Paraná, apenas da região metropolitana de Curitiba.
Do lado brasileiro estão Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu e Serranópolis do Iguaçu. No Paraguai, fazem parte Ciudad del Este, Presidente Franco, Minga Guazú, Hernandarias e Los Cedrales. Já na Argentina, estão incluídas Puerto Iguazú e Colonia Wanda.
Entre os principais objetivos do plano estão:
• promover o desenvolvimento social com base no crescimento econômico;
• atrair investimentos;
• fortalecer políticas públicas e privadas locais;
• desenvolver uma matriz econômica regional;
• estruturar uma agência de desenvolvimento econômico trinacional;
• criar uma usina de projetos e um escritório de atração de investimentos;
• construir uma metodologia de gestão para a região, com foco urbano e rural.