Entre as pautas defendidas pela entidade está a ampliação da área para futura expansão do recinto logístico fronteiriço em Foz do Iguaçu.
O presidente da ACIFI, Danilo Vendruscolo, representou a associação na cerimônia de lançamento da pedra fundamental que marca o início da construção do Porto Seco de Foz do Iguaçu. O evento foi realizado nessa segunda-feira, 4, reunindo lideranças municipais e estaduais.
Com investimento de R$ 500 milhões da empresa Multilog, a previsão é de gerar 250 empregos diretos. O novo Porto Seco terá capacidade de receber dois mil caminhões por dia, aumentando em 30% a movimentação do atual terminal da cidade, responsável pelo comércio internacional entre Brasil, Paraguai e Argentina.
“Esse investimento irá impulsionar o setor logístico e o comércio internacional na região trinacional”, avalia Danilo. “E irá redesenhar o processo de desenvolvimento, ao lado da Ponte da Integração e da Perimetral Leste”, reflete.

Com investimento de R$ 500 milhões, o novo Porto Seco irá aumentar em 30% a movimentação do atual – foto: Multilog/divulgação
Durante o evento, o presidente do grupo Multilog, Djalma Vilela, afirmou que Foz do Iguaçu será um hub logístico do Mercosul. “Pensamos nessa área como uma nova fronteira para Foz, desafogando o trânsito na atual estrutura. Aqui teremos um tráfego fluido e com maior capacidade de carga, pensando também no fluxo de crescimento nos próximos anos.”
O empreendimento irá atrair investimentos e fomentar o crescimento em seu entorno. Assim, a ACIFI e o Codefoz propõem a mudança do atual sistema de captação de água do Rio Tamanduá para o lago de Itaipu – de melhor qualidade –, possibilitando o pleno desenvolvimento dessa área.
Dentro dessa perspectiva, a sociedade civil e empresarial se antecipou com uma pauta. A ACIFI propõe a ampliação da área que sediará o novo Porto Seco para futura expansão desse equipamento logístico. Essa demanda faz parte dos 70 projetos prioritários entregues à prefeitura e Itaipu Binacional, foi reforçada em audiência pública na Câmara de Vereadores e integra as seis propostas repassadas para o senador Sergio Moro, durante recente agenda institucional em Foz do Iguaçu.
Novo Porto Seco em dados:
- dinamizará o comércio exterior, favorecendo os setores de importação, exportação e transporte de cargas;
- agilizará os procedimentos, reduzindo tempo e oferecendo maior segurança e comodidade a motoristas;
- tem previsão para operar a partir de dezembro de 2026, com prazo de concessão de 35 anos;
- a unidade ficará na BR-277, na entrada da cidade, conectada com a Perimetral Leste, devendo desafogar o trânsito na área urbana de Foz do Iguaçu e nos corredores turísticos;
- prevê duplicar a capacidade da atual estrutura;
- a construção será dividida em duas fases, sendo a primeira, no valor de R$ 240 milhões, para a implantação do pátio de caminhões;
- a Multilog planeja construir no local um terminal de contêineres para receber parte da carga paraguaia, hoje escoada pelo Uruguai.