Retifoz, Transparaguay, Lobato Machado Imobiliária e Idisa Veículos receberam o reconhecimento pela trajetória e contribuição ao desenvolvimento da cidade.
A ACIFI (Associação Comercial e Empresarial) homenageou quatro empresas históricas pelos 50 anos de atividades em Foz do Iguaçu, completados em 2025. A solenidade ocorreu nessa segunda-feira, 15, durante reunião do Conselho Superior, com a entrega de placas simbólicas e jantar de confraternização, além de participação em série especial de podcast.
Reforçando legados, valorizando a história e despertando emoções, o reconhecimento foi concedido às seguintes empresas associadas à entidade: Retifoz Retificadora de Motores, Transparaguay Transportes de Cargas, Lobato Machado Imobiliária e Idisa Veículos. A chancela valoriza a trajetória e a contribuição dos empreendimentos para o desenvolvimento da cidade e da região trinacional.
“Sabemos dos desafios para empreender. E chegar a meio século exige resiliência e comprometimento com Foz do Iguaçu”, externou o presidente do Conselho Superior da ACIFI, Rodiney Alamini, ao entregar as homenagens. “São quatro empresas que atravessaram diferentes realidades socioeconômicas, mantendo-se fortes, gerando oportunidades e empregos.”
Retifoz

Mayra Zaparolli Marodin recebe a homenagem pela Retifoz – foto divulgação
Fundada em 6 de agosto de 1975 por Lídio Galetti, Walter Scanavaca e Melsi Zaparolli, quatro anos depois Melsi e Jorge Sanways passaram a exercer a sociedade. Em 1994, os irmãos Beto e José Zaparolli assumiram a empresa. Atualmente, o comando está sendo transferido aos filhos, a terceira geração de empreendedores. A empresa é referência em retífica e comércio de peças.
A homenagem da ACIFI à Retifoz foi recebida por Mayra Zaparolli Marodin. “É uma honra. A Retifoz está no meu sangue: tenho 45 anos, e a empresa completa 50. Nasci e cresci dentro dela. Os valores da nossa família procuramos passar para a empresa e para nossos funcionários, alguns com quase 50 anos de casa”, expôs.
Transparaguay

Leonardo Quiñonez, da Transparaguay, empresa reconhecida pelos 50 anos em Foz do Iguaçu – foto divulgação
Especializada no transporte rodoviário de cargas entre Brasil e Paraguai, a empresa tem matriz em Osasco (SP) e mais de 60 anos de experiência. A filial iguaçuense foi instituída em 30 de junho de 1975, com terminal logístico de dois mil metros quadrados. Conta com escritório em Assunção, capital paraguaia, e agentes em diversos pontos do país.
“A Transparaguay continua sendo uma empresa familiar, iniciada por meu pai e meus tios”, lembrou Leonardo Quiñonez. “Quando eles começaram em São Paulo, em 1962, a Ponte da Amizade ainda não estava concluída. Sou da terceira geração e hoje vivo a ansiedade de poder passar pela Ponte da Integração”, comparou.
Lobato Machado Imobiliária

Luiz Cláudio recebe a honraria destinada à Lobato Machado Imobiliária – foto divulgação
O empresário Sergio Lobato da Mota Machado fundou a empresa em 21 de março de 1975. Com sede própria, atuação consolidada no ramo e carteira sólida de clientes, a imobiliária é administrada pelos sócios Fabiana Nantes Giacomini Lobato Machado e Luiz Cláudio Gomes Lobato Machado, sendo uma empresa genuinamente familiar.
“É um trabalho mantido com muita luta e garra, sempre torcendo e contribuindo para que a cidade cresça e se desenvolva cada vez mais”, enfatizou Luiz. “É uma alegria receber essa homenagem, que nos deixa muito felizes.”
Idisa Veículos

Danilo Vendruscolo, diretor da Idisa Veículos, reconhecimento por cinco décadas de atividades – foto divulgação
Desde 22 de dezembro de 1975, a empresa representa a marca alemã Mercedes-Benz. Sua história está ligada à construção da Itaipu Binacional, que optou por empregar caminhões da marca na obra. A concessionária em Foz do Iguaçu foi criada para dar suporte e realizar revisões diretamente no canteiro de obras.
“Quanta história vem à memória com essa homenagem. É uma emoção, pois permanecer 50 anos no mercado não é simples nem fácil”, afirmou Danilo Vendruscolo, ao representar a Idisa Veículos na entrega da honraria. “Devo muito à Itaipu, ao Paraguai, a Foz do Iguaçu e às cidades da região”, concluiu.


