Diretores e conselheiros da ACIFI passaram por uma capacitação sobre o sistema de gestão da entidade. Com um total de oito horas, o treinamento foi conduzido pelo diretor-executivo Dimas Bragagnolo e a coordenadora operacional Natalia Fuentes, e dividido em duas etapas. Na primeira, realizada no dia 19 deste mês, eles puderam conhecer um panorama geral dos procedimentos administrativos internos, serviços prestados como o Programa Empreender, Serviço de Proteção ao Crédito e gestão de pessoas. Também foram repassadas informações relacionadas à política da qualidade ACIFI baseada no desenvolvimento local, prestação de serviços e promoção da cultura associativista.
Na segunda etapa da capacitação, realizada na noite da última segunda-feira (26), os dirigentes aprofundaram o desenvolvimento de ações baseado no planejamento estratégico da entidade. “O treinamento foi importante para que os dirigentes entendam a lógica de atuação da ACIFI, como ela funciona e aonde ela quer chegar”, destacou a coordenadora operacional, Natalia Fuentes.
Integração
Como forma de integração, representantes de entidades parceiras interessadas em implantar o sistema de gestão estiveram presentes. Os convidados foram Fernando Martin, presidente do Iguassu Convention & Visitors Bureau; Fernanda Fedrigo, diretora-executiva do Instituto Polo Internacional Iguassu; Edivaldo Liberato e Rodrigo Barofaldi, diretores da Cooperativa Sicoob Três Fronteiras. Diretores da Associação Comercial de Santa Rita, no Paraguai, também participam do treinamento. A entidade do país vizinho tem apenas dois anos de existência e devido a pouca experiência com o associativismo, os empresários buscaram a cooperação com a ACIFI. “A ACIFI, por sua vez, entende que essa aproximação é uma contribuição para o desenvolvimento regional”, explica o diretor-executivo, Dimas Bragagnolo.
Experientes e novatos
A atual diretoria da ACIFI é composta por 30 integrantes, entre diretores e conselheiros. Alguns nomes como Rogério Böhm (diretor-administrativo) e Mário Alberto de Camargo (diretor de comércio exterior), são mais experientes em razão da participação em gestões anteriores. Outros associados estão atuando pela primeira vez como voluntários na diretoria, é o caso de Luciano Tita (diretor de comunicação e marketing), Phelipe Mansur (diretor de prestação de serviços) e Ana Cristina Nóbrega (conselheira).