Rede de colaboração voltada a novos negócios e ao desenvolvimento forma a base do associativismo de Foz do Iguaçu.
A ACIFI (Associação Comercial e Empresarial) ampliou o Programa Empreender em 2025, a fim de acelerar oportunidades para empresas de Foz do Iguaçu. São 14 núcleos territoriais e temáticos, formando uma rede ativa de colaboração voltada a novos negócios e ao desenvolvimento.
A ação forma a base do associativismo iguaçuense, congregando efetivamente 323 empresas nucleadas associadas à entidade, mobilizando centenas de empresários e gestores de maneira direta e prática. Ao todo, o Empreender reúne 11 núcleos setoriais e três territoriais, além de outros 17 em processo de criação, sob estudo de viabilidade ou em stand by, isto é, que podem atuar a partir de demandas.
É um ecossistema dinâmico de representação, capacitação e geração de negócios e renda, que fomenta parcerias e contratações, constituindo um espaço permanente e diversificado de networking. O programa também passou a ser uma porta de entrada para a ACIFI, atraindo 40 novas empresas associadas somente neste ano.
Os números evidenciam o fortalecimento da atuação coletiva do empresariado iguaçuense em diferentes frentes da economia local. Para o Programa Empreender seguir crescendo de modo sustentado, a Associação Comercial e Empresarial destina orçamento anual e equipe técnica, que inclui consultoria e pessoal de apoio, além da estrutura da instituição.

Diretora de Associativismo da ACIFI, Mariangela Lückmann, coordena atividades do Programa Empreender – foto divulgação
A diretora de Associativismo da ACIFI, Mariangela Lückmann, destaca que o programa tem um papel estratégico. “O Empreender organiza o diálogo entre empresários, territórios e setores produtivos. É uma ferramenta prática de desenvolvimento, que transforma demandas em projetos e resultados concretos para a cidade, isto é, gera impacto positivo e mensurável”, salienta.
A dirigente associativista convida o setor empresarial iguaçuense a conhecer o Programa Empreender e suas vantagens. “O enfoque é a conexão, a capacitação e o desenvolvimento de lideranças. Identificamos e potencializamos o que é possível coconstruir juntos, em que as empresas ganham e Foz do Iguaçu prospera”, conclui Mariangela.
Núcleos do Programa Empreender — 2025
- ACIFI Mulher
- ACIFI Jovem
- Núcleo de Imobiliárias de Foz (Nimob Foz)
- Núcleo de Arquitetos e Urbanistas (NAU)
- Núcleo da Avenida Brasil
- Núcleo da Vila Portes
- Núcleo da Vila A
- Núcleo de RHs — RHede Iguassu
- Núcleo de Consultores Ambientais (Nucafi)
- Núcleo de Sustentabilidade
- Núcleo de Desenvolvedores — CodeInFoz
- Núcleo de Treinamento e Consultoria (NTC)
- Núcleo de Livrarias e Sebos
- Iguassu Valley — Foz do Iguaçu
Empreender

Diretora de Associativismo da ACIFI, Mariangela Lückmann, coordena atividades do Programa Empreender – foto divulgação
A ACIFI consolidou o Programa Empreender como um dos principais instrumentos de articulação econômica e social de Foz do Iguaçu, integrando inovação, território e setores produtivos em uma única estratégia para fortalecer negócios, gerar oportunidades e contribuir para o desenvolvimento local. A iniciativa conta com a parceria do Sebrae.
O Programa Empreender une empresários e profissionais liberais, tornando-os parceiros que trocam experiências e identificam oportunidades de crescimento para as empresas e para a coletividade. Um núcleo deve reunir cerca de dez empreendimentos atuantes e associados à ACIFI.
Equipe do Programa Empreender
Diretora de Associativismo: Mariangela Lückmann
Consultora: Renata Sakamoto
Consultor: Juan Daniel dos Santos Mendonça
Coordenadora técnica: Isabelle Magalhães
Auxiliar administrativa: Adrielly Pestana Brandão
Saiba mais: acifi.org.br/programa-empreender


