Promovido pela Faciap, evento destaca comunicação, inovação e liderança; ACIFI representa o associativismo de Foz do Iguaçu.
Com foco em comunicação, inovação e liderança, empreendedores de todo o estado participam do 8.º Congresso Empresarial Paranaense, promovido pela Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná), no Hotel Recanto Cataratas, sexta-feira e sábado (24 e 25). A ACIFI participa do evento representando o associativismo de Foz do Iguaçu.
Empresários, agentes públicos e lideranças compartilham uma jornada de conhecimento e intercâmbio, que reúne renomados especialistas do país em torno do tema “Ascensão: o poder de comunicar, conectar e agir”. O enfoque é na comunicação como ferramenta que impulsiona a inovação, fortalece o relacionamento com clientes e contribui para o desenvolvimento das organizações.
Entre os palestrantes, Marcelo Tas, Pablo Spyer, Ana Beatriz Barbosa, Danni Suzuki e Bia Bottesi. A programação inclui talk shows, que abordam diversos temas, e a Feira de Negócios, instalada nos dois dias do congresso, dá visibilidade a serviços, produtos, soluções e tecnologias aplicáveis ao cotidiano das organizações.
Levando a representatividade do associativismo iguaçuense ao congresso estadual, o presidente da ACIFI, Danilo Vendruscolo, destacou que esse movimento empresarial só é possível com a organização pela base. Esse alicerce começa nas cidades, com as associações comerciais — entidades que dividem o dia a dia com os empreendedores —, e sobe degrau a degrau, passando pelas coordenadorias regionais até a federação.
“Tivemos a honra de receber, na nossa sede, a reunião do Conselho de Administração da Faciap, que antecede o congresso, e a mensagem é sempre de que a união faz a diferença no meio empresarial e na sociedade civil”, pontuou. “Testemunhamos o Congresso Empresarial Paranaense crescer ano a ano, e hoje temos o orgulho de recebê-lo para mais uma edição em Foz do Iguaçu”, realçou Danilo.
Representatividade e força

Evento tem como tema “Ascensão o poder de comunicar, conectar e agir” – foto divulgação
Ao abrir o 8.º Congresso Empresarial Paranaense, o presidente da Faciap, Flávio Furlan, frisou a união de propósitos que se reflete em negócios prósperos, desenvolvimento e comunidades mais evoluídas. E salientou a importância do tema do evento, que articula ascensão com o poder de comunicar assertivamente.
“Comunicar é muito mais do que falar, vender ou ouvir. Comunicação é fazer-se compreender, criar pontes, tocar o outro de diferentes maneiras, com autenticidade, empatia e propósito”, mencionou. “Ascender é superar-se, sobressair e elevar-se a um nível mais alto e mais consciente”, disse Furlan.
Representando o governador Carlos Massa Ratinho Junior, o secretário estadual das Cidades, Guto Silva, citou os números econômicos do Paraná, observando que o Produto Interno Bruto (PIB) dobrou de tamanho em oito anos, e enfatizou que comércio e serviços geram 70% dos empregos formais. “São vocês, empreendedores paranaenses, que abrem portas e geram empregos.”
O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Edson Vasconcelos, apontou para a integração entre os setores industrial, comercial e de serviços. Ele ainda defendeu o empresário como agente que produz e transforma a realidade. “Temos que saber nos comunicar, tanto com associados quanto com os governos, levando nossas demandas. Mas, sobretudo, temos que nos comunicar bem com a população, demonstrando que são os empreendedores deste estado que geram emprego e desenvolvimento”, afirmou.
Entre as cooperativas financeiras representadas no congresso, o presidente do Conselho de Administração do Sicoob Três Fronteiras, Dimas Bragagnolo, lembrou que a instituição participa de todas as edições do evento. “Nesta edição, 13 dos 15 presidentes que integram nossa central estão presentes, demonstrando o apoio do Sicoob ao empreendedor e ao associativismo”, expôs.
Acompanhe aqui a programação do 8.º Congresso Empresarial Paranaense.

