Número de doadores aumentou mais de 50% com a mobilização da sociedade civil e do poder público; recurso fica na cidade e beneficia crianças, adolescentes e pessoas idosas.
Aliança entre sociedade civil, poder público e empresários, a campanha de destinação do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) para projetos sociais de Foz do Iguaçu já colhe grandes resultados. Os números consolidados revelam que os dois principais indicadores — arrecadação e número de doadores — aumentaram exponencialmente em 2025.
A campanha Imposto de Renda Solidário foi organizada neste primeiro semestre, com formação de parcerias e planejamento, e o lançamento feito em maio. Além de as instituições trabalharem a comunicação em seus canais e com a comunidade, foram realizadas sensibilizações e visitas a públicos específicos, como empresas e escritórios de contabilidade.
Aos números: a destinação do Imposto de Renda em Foz do Iguaçu totalizou R$ 1,4 milhão — crescimento de 65% em relação ao ano anterior, quando atingiu R$ 852 mil. E a quantidade de doadores passou para 1.153, ante 742 anteriormente, o que corresponde a um acréscimo de 55,4%.
A campanha integra o programa Destina IR, que, na cidade, congrega Hospital Itamed, Prefeitura de Foz do Iguaçu, Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR/Foz) e Receita Federal do Brasil. E o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Funcriança, Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI), Fundo da Pessoa Idosa, Associação Comercial e Empresarial (ACIFI) e Conselho de Desenvolvimento Econômico (Codefoz).
Os resultados da campanha superaram as expectativas, celebra o diretor-superintendente do Hospital Itamed, Gilmar de Oliveira. “Foi muito gratificante perceber que a comunidade entendeu a importância de destinar parte do seu Imposto de Renda para transformar realidades. É emocionante ver como uma decisão simples, individual, pode impactar tantas vidas, ou seja, melhorar a coletividade”, frisa.
O representante do CRCPR em Foz do Iguaçu, Elias João Dandolini, destaca a contribuição dos profissionais contábeis em orientar seus clientes e que a destinação do IR permanece ocorrendo o ano todo. “Esses bons resultados nos contagiam a seguir dialogando com a comunidade e reforçando o convite para que pessoas físicas e jurídicas, as empresas, tomem a decisão de destinar parte do tributo devido agora, não precisando esperar”, explica.
O presidente do Conselho Superior da Associação Comercial e Empresarial (ACIFI), Rodiney Alamini, ressalta a união entre instituições públicas e privadas. “Os números alcançados com a campanha, já nesta primeira edição, mostram que quando a causa é Foz do Iguaçu há uma grande participação e contribuição. A nossa cidade sai ganhando”, complementa.
Destinação do imposto continua
Pessoas físicas e empresas podem continuar fazendo a destinação do imposto para os projetos sociais o ano todo. O dinheiro é repassado aos fundos da infância e da pessoa idosa, isto é, o dinheiro fica em Foz do Iguaçu, no lugar de seguir para o Tesouro Nacional, em Brasília (DF).
Contribuintes com Imposto de Renda Pessoa Física a pagar podem destinar até 6% do valor que será recolhido obrigatoriamente como tributo. É possível doar agora, mês a mês, e informar na entrega da declaração. Já empresas tributadas pelo lucro real, como hotéis, postos de combustíveis, supermercados e outras, podem destinar até 1% do imposto devido.
A execução dos projetos e o uso dos recursos provenientes da destinação do IR são fiscalizados como todo valor que é do erário.
Imposto de Renda Solidário
A campanha em prol da infância e de pessoas idosas nasceu de uma constatação incômoda: Foz do Iguaçu deixa de captar R$ 20 milhões anualmente. Esse dinheiro vai para o leão, nos cofres do erário federal, deixando de ajudar a transformar a vida e a realidade de crianças, adolescentes e pessoas idosas na cidade, por meio de projetos sociais.
Assim, a equipe do professor Nelson Canabarro, que encabeça o movimento Destina IR, em Ponta Grossa (PR), foi convidada a auxiliar na realização da campanha em Foz do Iguaçu, já contabilizando aumento do valor e do número de cidadãos destinando o tributo. Os parceiros já estão trabalhando no planejamento das próximas ações.
(AI ACIFI)