A convite da ACIFI, EPR participa de reunião da associação e detalha quais serão as intervenções no perímetro urbano da cidade.
A nova concessionária da praça de pedágio na BR-277, entre Santa Terezinha de Itaipu e São Miguel do Iguaçu, apresentou as obras previstas para o trecho da rodovia em Foz do Iguaçu nos próximos anos. A apresentação da EPR foi feita durante reunião da diretoria da ACIFI, na sexta-feira, dia 9.
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Em sua explanação, o diretor-executivo da EPR, engenheiro Silvio Caldas, detalhou as intervenções previstas para Foz e outros trechos sob responsabilidade da empresa. Esta é responsável pelo contrato do leilão do Lote 6 do Programa de Concessão de Rodovias no Paraná (BRs 163/277/469 e PRs 158/180/182/280/483).
O gestor da EPR informou que, no perímetro urbano de Foz do Iguaçu, serão construídas duas passarelas nas proximidades da Ponte da Amizade (Brasil–Paraguai). Também está prevista a implantação de um dispositivo em desnível no km 725 da BR-277 (nas imediações do Posto Três Fronteiras), além de seis quilômetros de faixas adicionais entre os km 721 e 727. Não haverá intervenção no Trevo do Charrua.
O primeiro ano será dedicado a etapas iniciais, como a instalação de postos de pesagem e praças operacionais. As intervenções estruturais e melhorias funcionais estão previstas a partir do segundo ano. “A partir do terceiro ano, iniciamos as obras de ampliação de capacidade, entre elas duplicação, terceira faixa, acostamento, acessos, viadutos, trincheiras e dispositivos em desnível”, elencou Caldas. A duplicação do trecho entre Matelândia e Cascavel faz parte desse cronograma.
O diretor-executivo da EPR explicou por que as obras de ampliação de capacidade das rodovias estão programadas do terceiro ano de contrato em diante. “Precisamos pensar que não temos os projetos executivos dessas obras. Eles precisam ser elaborados. Também precisamos dos licenciamentos ambientais”, justificou.
Segundo ele, o plano de investimentos da EPR é muito “robusto”. Serão investidos cerca de R$ 13 bilhões no Lote 6 do Programa de Concessão de Rodovias no Paraná. A concessão abrange 660km de extensão, com previsão de 462km de duplicação, 31km de faixas adicionais, 87km de vias marginais, uma área de escape, três pontos de parada e descanso, 38 passarelas e 133 viadutos.
As obras do Lote 6 do Programa de Concessão de Rodovias no Paraná, conforme explicou Caldas, foram definidas pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) a partir de tratativas com o governo estadual. O dirigente da EPR lembrou, ainda, que os serviços e prioridades foram debatidos em audiências públicas, sobretudo em 2021.
Lideranças destacam importância do debate

Reunião na ACIFI teve presença de associados, representantes da Prefeitura, Câmara de Vereadores e instituições – Foto divulgação
Presidente da ACIFI, Danilo Vendruscolo ressaltou a importância de a sociedade civil organizada debater os projetos do contrato. Para isso, é essencial a união entre o poder público (prefeitura e Câmara de Vereadores) e a iniciativa privada, que podem solicitar ajustes nos projetos por meio da Comissão Tripartite, composta de representantes da concessionária, do poder concedente e dos usuários do serviço.
“É fundamental a sociedade estar atenta às obras previstas, por uma razão simples: somos a região mais distante do Porto de Paranaguá e estamos longe de capitais como Curitiba e São Paulo, tornando o custo de transporte de mercadorias mais alto. Tudo isso faz ter custo de pedágio maior. É fundamental repensar a economia do Extremo-Oeste”, argumentou o presidente da ACIFI.
Também participaram da reunião com o representante da EPR, plataforma de investimentos em concessões de rodovias e mobilidade, o vice-prefeito de Foz do Iguaçu, Ricardo Nascimento; o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Debrito (PL); o presidente do Codefoz (Conselho de Desenvolvimento Econômico de Foz do Iguaçu), além do vice-prefeito de Medianeira, Evandro Mees (PP).