Empresários avançam em diálogo com o poder público, para gerar melhorias em infraestrutura, segurança e desenvolvimento econômico da região.
O Núcleo da Vila Portes realizou uma reunião estratégica com representantes do governo municipal para tratar das principais demandas do comércio local. O encontro, que reuniu 57 participantes no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu, contou com a presença de secretários municipais, vereadores e empresários da região.
Dimas Bragagnolo, diretor executivo da ACIFI, abriu os trabalhos destacando a importância da união entre setor público e privado. “Esta articulação é fundamental para alcançarmos soluções eficazes”, afirmou durante sua fala inicial. A coordenadora do núcleo, Mariza Mayer, apresentou um diagnóstico completo da situação atual, com dados e imagens que ilustravam os principais desafios enfrentados pela região.
Os debates foram divididos em seis eixos temáticos. Bruno Matheus, da empresa Dilettare, abordou questões de segurança, enquanto Laudelino Pacagnan tratou de educação e saúde. Cristhian Kasper, do Restaurante Dove, discutiu mobilidade urbana, Maria Della, da Comercial Della Preve, falou sobre infraestrutura, Fátima Langbeck, do Núcleo de Sustentabilidade da ACIFI, tratou de desenvolvimento econômico e Mariangela Lückmann, da Sol Pedras e diretora de associativismo da ACIFI, trouxe ao debate reflexões sobre turismo e cultura.

Seis eixos temáticos guiam soluções para os desafios da Vila Portes – Foto Divulgação
Entre as principais conquistas do encontro estão o compromisso da Secretaria de Segurança em instalar câmeras de monitoramento e a promessa da Secretaria de Obras com uma operação emergencial para tapar buracos em 35 vias da região.
O secretário de Planejamento, José Teodoro, apresentou projetos em andamento, como a construção de um novo CMEI com 200 vagas em período integral e uma nova feira permanente para substituir a estrutura atual. “Reconhecemos que estas demandas são históricas, mas estamos determinados a resolvê-las com planejamento”, afirmou.
Maria Della, uma das empresárias presentes e participante do núcleo, comemorou os resultados. “Finalmente conseguimos fazer com que nossas vozes fossem ouvidas”, disse, representando o sentimento dos comerciantes locais.
A reunião contou ainda com a presença dos vereadores Yasmin Hachem, Eduardo Ferreira, Soldado Fruet e o assessor da vereadora Anice Gazzaoui, além de representantes de 20 empresas da região. “Este é apenas o começo de uma nova fase para a Vila Portes”, finalizou a coordenadora Marisa Mayer.