Mobilização do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná defende eleições seguras, igualitárias e inclusivas.
A cidadania é um exercício permanente na ACIFI (Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu) ao longo do ano. Durante as eleições, a entidade redobra a atenção para seus valores na promoção de atividades que estimulem o bom debate e o voto consciente.
Uma das mais recentes ações é o “Pacto pela realização de eleições pacíficas no âmbito da Justiça Eleitoral”, firmado com o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná. Ainda neste mês, a ACIFI realizou o Diálogos por Foz e tem promovido a campanha Vote Certo, da Caciopar (ler abaixo).
O termo de adesão faz parte da mobilização em torno das instituições públicas e privadas paranaenses, bem como de partidos políticos. O objetivo é garantir que as Eleições 2024 transcorram de forma segura, igualitária e inclusiva, assim como sejam livres de desinformação, de discurso de ódio e de assédio eleitoral.
O acordo foi assinado pelo presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson; pelo vice-presidente e corregedor regional eleitoral, Luiz Osório Moraes Panza; e pelo presidente da ACIFI, Danilo Vendruscolo.
Para os desembargadores, a política tem de vir como um bem e não como um mal à sociedade. Eles destacaram as medidas para educar e conscientizar o eleitorado, como o combate às fakes news feito pela Central de Combate à Desinformação do TRE-PR, Gralha Confere.
Para o presidente da ACIFI, o pacto ratifica as ações da entidade em todas as eleições. “A adesão à iniciativa do TRE-PR leva em conta os valores da entidade, em especial três deles: pluralismo de ideias, ética e isenção político-partidária”, afirmou Danilo Vendruscolo.
Ações cidadãs
Contribuindo para o processo eleitoral democrático e propositivo, a ACIFI recebeu os sete candidatos a prefeito para debater soluções aos principais problemas de Foz do Iguaçu, no dia 11. Os postulantes se comprometeram com o desenvolvimento, emprego e renda, além de medidas para apoiar o comércio local.
A associação também aderiu à segunda fase da campanha Somos Oeste, Somos Brasil, a evolução de um projeto da Caciopar (Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná) denominado Vote Certo. Para a nova fase, 11 peças foram produzidas com defesas que o movimento empresarial considera importantes.