Representantes da sociedade civil defendem ações estratégicas para o fortalecimento socioeconômico.
A ACIFI, a Itaipu Binacional e o Parque Tecnológico Itaipu renovaram a parceria para dar continuidade às ações em prol do desenvolvimento socioeconômico de Foz do Iguaçu. O compromisso foi reforçado durante reunião com diretores e conselheiros das três instituições, realizada na quarta-feira, 14, na sede da Associação Comercial e Empresarial.
O presidente da ACIFI, Danilo Vendruscolo, e o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, abriram o encontro reforçando a cooperação entre as instituições nas últimas décadas. Esse também foi o tom dos representantes do Codefoz (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social), OSB – FI (Observatório Social Brasil), Fundo Iguaçu, Polo Iguassu, além de lideranças empresariais e do terceiro setor.
O encontro iniciou com a apresentação das principais realizações da entidade visando a acelerar o crescimento de segmentos estratégicos, entre eles comércio, turismo, educação e logística. Em seguida, Vendruscolo destacou a importância da usina hidrelétrica como maior representante da sociedade junto ao governo federal para resolver os gargalos do município.
Dentro do seu papel de fomento, a ACIFI atua na criação, participação ativa e apoio a diversas iniciativas. Uma das mais recentes é a criação do Centro Integrado de Desenvolvimento Regional, complexo que abriga 19 instituições privadas e públicas – todas voltadas ao desenvolvimento local e territorial, como o exoHub CITA (Centro de Inovação Tecnológica da ACIFI).
“Foz tem localização estratégica no continente e importantes demandas no governo federal, o que reforça o papel da Itaipu em Brasília. Vamos ampliar a nossa parceria pensando o futuro de forma ampla, de projetos primordiais às políticas públicas de estado”, afirmou o presidente da ACIFI, citando os exemplos do Corredor Bioceânico de Capricórnio e do FILMS (Fórum Internacional de Logística Multimodal Sustentável).
Associação tem papel estratégico como “agência de desenvolvimento”, diz Verri
Em sua exposição, o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, realçou o trabalho da ACIFI como “agência de desenvolvimento” que pensa e age do macro para o específico. Ele parabenizou “o desenho organizacional” da associação e o seu papel junto às instituições parceiras – boa parte delas hoje no Centro Integrado de Desenvolvimento Regional.
“Em um planejamento precisamos pensar o amanhã a longo prazo e com uma visão holística. Dessa forma fortalecemos a economia como um todo, inclusive com entregas a curto prazo. Nesse sentido antecipo que os primeiros meses frente à usina resultarão no anúncio de investimentos em infraestrutura em Foz e região já nas próximas semanas”, declarou Verri.
Já Danilo Vendruscolo ressaltou, ainda, que a entidade tem 2.260 empresas associadas (em torno de 22% das empresas em atividade na cidade em todos os segmentos). Elas, juntas, faturam em média R$ 7 bilhões ao ano e empregam quase 18 mil trabalhadores, o que corresponde a 27% de todos os assalariados em Foz.
Mais investimentos
Além dos investimentos no município e no Oeste, o diretor-geral colocou toda a diretoria e equipe da Itaipu Binacional à disposição para mediar as pautas políticas junto ao Palácio do Planalto e à Esplanada dos Ministérios. “Um exemplo é a reforma tributária e as articulações que envolvam saúde, educação e comércio exterior”, completou.
PTI
Ao fim do encontro, os representantes do Parque Tecnológico Itaipu reforçaram o compromisso de ampliar as parcerias entre as instituições, com o objetivo de fortalecer o ecossistema de inovação, tecnologia e empreendedorismo. O evento foi concluído com a entrega do livro sobre a história da ACIFI para a diretoria da Itaipu e do PTI.