Programação conta com palestras, oficinas, apresentação de startups e momentos de networking; evento ocorre em Foz do Iguaçu até amanhã (15)
Como fazer com que a inovação aconteça diariamente nas empresas? Essa foi uma das provocações do escritor e co-fundador da HSM (plataforma de educação corporativa), José Salibi Neto, durante a palestra de abertura do Summit Iguassu Valley, em Foz do Iguaçu. Segundo ele, a inovação é mais do que necessária, porém, ainda é um conceito abstrato para muitos empreendedores, o que dificulta a aplicação.
“No passado, inovação era algo que acontecia de vez em quando. Temos exemplos disso com grandes empresas que faziam tudo muito bem e eram consideradas bem-sucedidas por não errarem. Porém, mesmo sem errar, muitas delas morreram porque fizeram as mesmas coisas por tempo demais. Por isso, a inovação precisa acontecer todos os dias, porque quem ganha o jogo não é mais quem não erra e, sim, quem tem coragem de fazer diferente”, afirmou.
O palestrante ainda enfatizou a necessidade de os líderes compreenderem a essência da transformação digital que, segundo ele, tem muito mais conexão com pessoas e cultura organizacional do que com tecnologia.
“O ambiente competitivo exige agilidade organizacional. É preciso ter um propósito guiando as culturas de aprendizado e resultado, com foco no cliente, gerando o que chamamos de customer centricity”, enfatizou.
Dando dicas e detalhes sobre como levar isso para o dia a dia dos negócios, Salibi também abordou temas como inteligência artificial, gestão inteligente e liderança. De acordo com ele, os líderes precisam adotar uma postura ambidestra, ou seja, entender os costumes e os hábitos do passado, mas, principalmente, pensar no futuro.
“A inteligência artificial e a gestão eficiente de dados liberam as empresas das restrições operacionais tradicionais e permitem a elas competir de maneira inédita. Isso possibilita aumentar escopo, escala e aprendizado. Por isso, precisamos ter o conhecimento básico para fazer as perguntas certas”, aconselhou.
Fomento à inovação
Depois da abertura recheada de provocações e inspirações, a programação do Summit Iguassu Valley continua com diversas atividades. No espaço do Grand Carimã Resort & Convention Center, ocorre exposição e feira de negócios com startups, parques tecnológicos, instituições de ensino e financeiras. Além disso, são promovidas palestras, workshops, e encontros temáticos.
No estande do Sebrae/PR, nesta quarta-feira (14), foi realizada uma apresentação do Programa Sebreatec (que subsidia em até 70% os projetos de inovação e transformação digital de micro e pequenas empresas) e, às 17h, haverá o Demoday Universitário, um evento de pitches de startups (apresentações rápidas sobre as soluções e os produtos de empresas inovadoras) desenvolvidas dentro dos ambientes acadêmicos.
Nesta quinta-feira (15), além de mais uma edição do Demoday (marcado para às 15h45), também haverá um painel sobre as oportunidades de crédito para a inovação.
“O Summit Iguassu Valley é um evento especial porque reúne pessoas de várias faixas etárias e diferentes segmentos com um mesmo objetivo, que é gerar negócios inovadores e fomentar a cultura da inovação. É uma oportunidade de adquirir conhecimento, trocar contatos e fazer conexões. Esperamos que os participantes aproveitem ao máximo, pois temos certeza de que todo o ecossistema é beneficiado com o que está sendo realizado aqui”, pontua o gerente da regional Oeste do Sebrae/PR, Augusto Stein.
Para conferir a programação completa dos dois dias de evento, clique aqui.
Inscrições
Ainda é possível fazer as inscrições para o evento. Clique aqui e inscreva-se. Moradores da região oeste do Paraná têm direito a um desconto e estudantes também poderão obter condições especiais.