O almirante Anatalicio Risden Junior, o general Eduardo Garrido e o almirante Luiz Carlos Faria Vieira foram homenageados em reconhecimento pelas obras e projetos estruturantes.
Obras estruturantes esperadas havia várias décadas saíram do papel, dentro de um inédito pacote de investimentos da Itaipu Binacional, de R$ 1,6 bilhão, entre 2019 e 2022. O Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR) fomentou a inovação, com tecnologia e inteligência para a qualidade de vida e a geração de novos negócios, faturando R$ 100 milhões em um ano.
Representantes da sociedade civil organizada agradeceram os resultados para Foz do Iguaçu à Itaipu e ao PTI-BR, por meio do trabalho do diretor-geral brasileiro da usina, almirante Anatalicio Risden Junior; do diretor-superintendente do Parque Tecnológico Itaipu, general Eduardo Garrido; e do assessor especial da binacional, almirante Luiz Carlos Faria Vieira. Eles foram homenageados por lideranças e autoridades públicas nessa quinta-feira, 16.
Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu (ACIFI), Danilo Vendruscolo afirmou que as gestões das instituições deixam um legado para a cidade. Segundo o empresário, as grandes obras concluídas e em realização garantem uma nova etapa de desenvolvimento na região trinacional, no comércio, na logística e no turismo.
“Registramos a gratidão pelo apoio, diálogo, compromisso e pela posição marcante dessa gestão à frente da Itaipu e do PTI”, enfatizou. “Foz do Iguaçu clamava por obras estruturantes nos últimos 30 anos, que hoje temos o privilégio de recebê-las como sociedade. É um legado que saberemos transformar em grandes benefícios para a cidade e a região”, frisou Danilo.
Caminhos abertos
Para o presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codefoz), Fernando Castro Alves, a equipe de Anatalicio Risden Junior, Eduardo Garrido e Luiz Vieira – que integra o conselho – foi parceira do desenvolvimento socioeconômico de Foz do Iguaçu e da fronteira. Ele também destacou as obras estruturantes que se tornaram realidade.
“Sempre nos apoiaram de verdade, envolvendo a sociedade civil nos debates, a exemplo do programa Acelera Foz”, pontuou. “São gestores que deixam todos os caminhos abertos para que os projetos e obras sigam acontecendo, dentro do cronograma e conclusão programados”, declarou Fernando.
Continuidade do trabalho
Mostrando-se honrado e agradecido pela homenagem, o almirante Anatalicio Risden Junior rememorou a trajetória de sua família em Foz do Iguaçu, para afirmar que foi uma oportunidade poder trabalhar pela cidade. Ressaltou a parceria com as instituições da sociedade civil, prefeitura e governo do Paraná, defendendo a importância do prosseguimento das ações.
“Quando assumimos, o que buscamos fazer foi dar continuidade ao que antigos gestores da Itaipu tinham plantado e planejado, sem olhar para ideologias”, reportou. “O que estamos entregando são realizações apontadas pelos senhores e uma empresa moderna que une dois países e orgulha o Brasil e o Paraguai”, salientou Anatalicio.
Acelera Foz
O general Eduardo Garrido resgatou o trabalho conjunto de oito instituições reunidas no programa Acelera Foz, para fazer frente aos impactos da pandemia na sociedade e projetar a retomada econômica. Realçou, também, o esforço do PTI-BR em diversificar as fontes de recursos e interagir com o município.
“Essa parceria fez a cidade sair da crise que se mostrava, pois sua economia está ligada ao turismo, setor gravemente impactado pela pandemia”, analisou. “No PTI-BR, instituímos um ecossistema empreendedor e buscamos abrir-se, a fim de que a comunidade o veja como um parque tecnológico de Foz do Iguaçu, não de Itaipu”, completou.
Gestão como “espelho”
Presente à homenagem, o presidente da Câmara de Vereadores, João Morales (União), disse que Anatalicio Risden Junior e Eduardo Garrido trabalharam pela cidade com companheirismo e dedicação. “A marca que fica são os projetos que deixam. Para nós, as gestões dos senhores são um espelho na nossa atuação como vereador”, expressou.
Representando o prefeito Chico Brasileiro (PSD), o secretário municipal de Transparência e Governança, Leandro Ricardino Correa, mencionou ser uma merecida e justa homenagem aos gestores. “Deixam um legado pelas obras estruturantes que já aconteceram e que ainda estão em andamento, com ótimo serviço prestado à cidade”, declarou.