Reunião teve a participação de instituições privadas, autoridades e militares
O Programa Oeste em Desenvolvimento realizou sua última reunião do Conselho Administrativo (Consad/POD) do ano, nessa sexta-feira, 20 de dezembro. O presidente do POD, Danilo Vendruscolo; o primeiro-vice-presidente, Elias José Zydek; e o segundo-vice-presidente, Rainer Zielasko, apresentaram as demandas e ações prioritárias de infraestrutura e logística do Oeste do Paraná ao Governo do Estado, representado pelo secretário de estado do Planejamento e Projetos Estruturantes do Paraná, Valdemar Bernardo Jorge.
O encontro foi conduzido pelo presidente do POD, Danilo Vendruscolo, que, otimista, comemorou as conquistas obtidas pelo programa em 2019 e agradeceu ao secretário pelo empenho e apoio que o Governo do Estado deu ao Oeste do Paraná no ano e ressaltou que “o objetivo do programa é pensar a médio e longo prazo, e que o governo também está nessa direção, o que nos deixa entusiasmados”.
Vendruscolo aproveitou a oportunidade para agradecer ao governo estadual pelo anúncio do uso dos recursos advindos dos acordos de leniência das concessionárias do pedágio do Paraná para a construção do Trevo Cataratas, em Cascavel, uma obra que trará grandes benefícios não apenas para Cascavel e municípios de seu entorno, mas para toda a região.
O primeiro-vice-presidente, do POD, Elias José Zydek, destacou que uma das principais demandas do Oeste e de todo o estado em 2019, que foi tornar o Paraná área livre de aftosa sem vacinação, foi atendida pelo governo estadual, o que nos próximos anos garantirá uma ampliação exponencial de recursos adicionais ao Oeste do Paraná, beneficiando a economia e todas as cidades da região.
Na sequência, Gilmar Piolla, secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos de Foz do Iguaçu, apresentou o projeto executivo da duplicação dos 8,7 quilômetros da BR-469, com valor previsto de R$ 118 milhões. Também expôs o projeto das trincheiras da Rua Theodoro Risden com a BR-277 (próximo ao Hotel Rafain Palace) e da Avenida Garibaldi com a BR-277 (CTG Charrua), com valor estimado de R$ 25 milhões.
O presidente do Sindicato Rural de Toledo, Nelson Paludo, mostrou dados sobre a produção agropecuária da região e falou acerca da importância de diminuir o custo logístico do Oeste para que o setor produtivo regional deixe de ser penalizado.
Danilo Vendruscolo apresentou o Plano de Ações do POD para 2020, que foi elaborado a partir de sete grandes prioridades:
1) Logística;
2) Sanidade Agropecuária;
3) Sistema Regional de Inovação – SRI;
4) Plano Energético do Oeste;
5) Sustentabilidade Ambiental;
6) Educação; e
7) Pequenos Negócios.
O deputado estadual Marcel Micheletto ressaltou que o POD tem um grande reconhecimento em todo o Paraná e que muitos deputados e autoridades vêm destacando o trabalho de articulação e planejamento que o programa tem realizado. “Eu tenho orgulho de fazer parte do POD e das discussões que são realizadas, pois o governo estadual sabe que quando pisa no Oeste as demandas são concretas e embasadas pela sociedade organizada.”
Para o secretário Valdemar Bernardo Jorge, a reunião do POD foi muito produtiva. Ele ressaltou a importância de tantas instituições de peso estarem engajadas em transformar o Oeste do Paraná em um lugar melhor e salientou que o programa tem se tornado referência para outras regiões do estado e do país que sonham em ter iniciativas similares. Lembrou também que todas as demandas apresentadas pelo POD têm sido acompanhadas e atendidas por sua equipe desde o início do ano, e que as demandas apresentadas na reunião serão incluídas no plano de trabalho da secretaria.
Por fim, o presidente Danilo Vendruscolo disse acreditar que o Programa Oeste em Desenvolvimento está no caminho certo e que em 2020 muitas novas conquistas estão por vir.