Comunidade empresarial realizará evento no dia 11; inscrição é gratuita.
O movimento global que está redefinindo o sucesso na economia começa a ganhar corpo em Foz do Iguaçu. O próximo passo na cidade é a realização do evento “Negócios com propósito – O Sistema B no Oeste do Paraná”, no dia 11 de outubro, no Centro Universitário UniAmérica.
A ideia é apresentar o modelo no qual participantes trabalham por uma economia em que o sucesso seja medido pelo bem-estar das pessoas, das sociedades e da natureza. Seu objetivo é inovar para fomentar negócios que combinam lucro e impacto socioambiental positivo, sempre visando a uma economia inclusiva para todos.
Atualmente mais de três mil empresas, de 150 indústrias diferentes, em cerca de 70 países, são certificadas como Empresas B. No Brasil, aproximadamente 160 empresas possuem o certificado, sendo cinco delas no Paraná. Em Foz do Iguaçu, uma empresa já iniciou o processo de certificação e diversas outras estão aplicando o sistema de avaliação de impacto gratuito oferecido pelo B Labs.
Mobilizador da Comunidade B Paraná no Oeste, o advogado e professor Julio Garcia revela que o sistema busca inovar para fomentar negócios que combinam lucro e impacto socioambiental positivo. Ele ressalta que já são mais de dez anos do movimento de Empresas B no mundo. A ONG certificadora B Lab tem sede nos Estados Unidos e conta com representação em dezenas de países, como o Sistema B no Brasil.
Para Garcia, um negócio com propósito ocorre quando esse ultrapassa o imediatismo e as dimensões convencionais de gerar lucro e resultado para os sócios. “Busca-se o propósito de atingir positivamente a comunidade e o planeta, em longo prazo”, diz o professor de Direito na Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) e de pós-graduação da Univel.
Ele conta que o Sistema B é mais abrangente por englobar desde as ações que envolvem trabalhadores, consumidores, passando por meio ambiente, responsabilidade social, práticas de sustentabilidade, governança, até as práticas de transparência das empresas. “O sistema premia o modelo de negócio idealizado para gerar impacto positivo em sua comunidade”, afirma.
Programação
Além de detalhar o funcionamento e objetivos do Sistema B, o evento mostrará cases de empresas certificadas. Essa é uma oportunidade para conversar diretamente com empresários e representantes de empresas sobre suas experiências em alcançar a certificação, os desafios, benefícios e oportunidades de fazer parte do movimento global.
“Negócios com propósito – O Sistema B no Oeste do Paraná” contará com exposições e tira-dúvidas de Tatiana Mendizabal (Sistema B – SP), Paulo Cruz Filho (Comunidade B – PR), Emiliano Fernandes Brugnera (Cambará Eco Hotel – RS), Thais Alves da Rosa (Zanlorenzi – Indústria de Vinhos), Michelle de Cerjat Duarte (Rent Cars), Claudia Tosin (Editora Voo), Fernando Souza (Grupo Cataratas S/A), além do próprio Julio Garcia (Núcleo Oeste Paraná Comunidade B).
O evento é uma realização da Comunidade B Paraná (Sistema B) com patrocínio do Grupo Cataratas, Parque das Aves e Concept Design Hostel & Suites. Conta ainda com o apoio da ACIFI, Núcleo de Sustentabilidade, UniAmérica, Unioeste, Codetri (Conselho de Desenvolvimento Econômico da Região Trinacional), Evah, Comafi (Conselho Municipal de Meio Ambiente) e Sebrae.
Serviço:
Negócios com propósito – O Sistema B no Oeste do Paraná
Data: 11 de outubro (sexta-feira)
Horário: das 19h às 21h30
Local: UniAmérica
Inscrições: gratuitas – acesse: www.negocioscomproposito.org
Programação:
18h30 – Recepção dos participantes
Estacionamento gratuito da UniAmérica disponível
19h – O que é o Sistema B
20h – Como funciona a certificação
21h – Jantar por adesão
SAIBA MAIS – Entrevista com Júlio Garcia na Rádio RCI