O ciclo de encontros para maior integração dos núcleos do Programa Empreender e a diretoria da ACIFI iniciou nesta segunda-feira, 4. A reunião ordinária também foi marcada por outra estreia: a apresentação do planejamento de ações de diretorias. A ordem do dia incluiu informes e palavra livre sobre as atividades da entidade.
Os coordenador e o vice-coordenador do Núcleo de Comunicação Rafael Laynes e Fallkner Ribeiro, apresentaram as prioridades para o biênio 2016-2017. São elas: Festival Iguassu de Comunicação, integração para negócios, novas edições do Papo de Galo e divulgação do próprio núcleo, cujo objetivo é integrar as empresas e trabalhadores do setor para profissionalizar, fortalecer e ampliar o mercado.
O presidente do Conselho do Jovem Empreendedor de Foz do Iguaçu, Thiago Barudi, em conjunto com Lilian Céspedes e Bruno Chamorro, apresentou as ações em andamento e as perspectivas do COJEFI. Em 2016, o foco está no estudo de perfil do grupo, no COJEFI Talks, no Feirão de Imposto, além de aumento da representatividade na CACIOPAR, FACIAP Jovem, Conaje (Confederação Nacional dos Jovens Empresários) e CACB (Confederação das Associações Comerciais do Brasil).
O COJEFI tem em vista seis metas em curto prazo: implantação da Escola de Treinamento para Empreendedores; consultoria e análise mercadológica; aumento do quadro associativo em 30%; maior participação junto à diretoria da ACIFI e desenvolvimento dos projetos pilares (desenvolvimento empreendedor, sustentabilidade, representatividade e diretoria de negócios, promoção de negócios entre os conselhos).
Diretorias
Dando inicio as apresentações por pastas da entidade, a diretora de Comunicação e Marketing, Neve Góis, destacou a criação de ferramentas para aproximar ainda mais a entidade dos associados, entre elas os canais “Fale com o Presidente” e boletim semanal eletrônico com a agenda geral da ACIFI. A empresária destacou ainda o estudo para desenvolvimento de campanhas como Você Faz a ACIFI, Funcriança, Natal, Limpe o Seu Nome.
Já o diretor de Comércio e Serviços, José Elias Castro Gomes, frisou que a pasta iniciou planeja desenvolver um evento por mês (café da manhã, palestra, curso, workshop, etc) sobre temas diretamente ligados ao associado. Entre os assuntos, destaque para trabalho ilegal na fronteira, documentos de prevenção de acidentes e doenças do trabalho; Bombeiros e Vigilância Sanitária, “De olho nos impostos”,
A última parte da reunião foi dedicada para informes gerais e palavra livre. O presidente Leandro Costa comunicou à diretoria sobre o apoio da ACIFI ao lançamento, no dia 15 de julho, da petição digital em prol da construção do viaduto da Av. Costa e Silva com a BR-277, cuja meta é chegar a 10 mil assinaturas. O conselheiro João Batista, por sua vez, informou que a FACIAP tem debatido o projeto de lei 1572/2011, que institui o código comercial e está em trâmite na Câmara dos Deputados.