O pró-reitor do Centro Universitário Dinâmica das Cataratas, Fábio Hauagge do Prado, apresentou o Núcleo de Pesquisa da UDC aos diretores da ACIFI, na segunda-feira, 7. Ele afirmou que a instituição de ensino está aberta para receber propostas de temas para estudos. A UDC possui cerca de 50 ações de pesquisa e 350 de extensão em andamento nos mais diversos setores da comunidade.
Prado citou como exemplo a recente pesquisa gastronômica realizada através do convênio institucional entre o Centro Universitário Dinâmica das Cataratas e a University of Central Florida. O levantamento teve também a chancela do Rosen College Hospitality Management.
O estudo seguiu os padrões da instituição norte-americana, com adaptações para a realidade local. O mesmo questionário é aplicado em Orlando (EUA) e em outras localidades do mundo, fazendo parte de um estudo gastronômico mundial.
Participaram como parceiros da pesquisa a Prefeitura de Foz do Iguaçu; a Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu; o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Foz do Iguaçu (Sindihotéis) e o Instituto Internacional Polo Iguassu.
A UDC dá total acesso as pesquisa para a sociedade. Segundo o pró-reitor, no caso da pesquisa gastronômica a instituição realizará ainda cursos de capacitação para empresários e colaboradores e repetirá a coleta de informações anualmente com o intuito de comparar dados a partir do primeiro levantamento.
O presidente da ACIFI, João Batista de Oliveira, agradeceu a iniciativa da UDC em abrir o Núcleo de Pesquisa para a comunidade. Oliveira disse que a cidade ganhou mais uma ferramenta, desta vez científica, para ajudar no desenvolvimento. “Vamos analisar as nossas demandas, que logo serão propostas para a o Centro Universitário”, afirmou.