Empresários do Paraná já podem se inscrever, a partir desta segunda-feira, dia 2, na premiação que reconhece micro e pequenas empresas que investem em qualidade e capacidade empreendedora
As inscrições para a edição 2011 do MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas estão abertas. Desde segunda-feira, dia 2, empresários que buscam reconhecimento em quesitos como qualidade e capacidade empreendedora podem participar da premiação que, no Paraná, registrou recorde de inscrições, em 2010.
Para validar a inscrição, o interessado deve preencher o questionário de auto-avaliação, disponível no , até o dia 15 de agosto. O questionário é baseado no Modelo de Excelência da Gestão da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ), que analisa as dimensões de Gestão Empresarial, Empreendedorismo e Destaque de Boas Práticas de Responsabilidade Social.
A novidade nesta edição do MPE Brasil é o reconhecimento concedido ao Destaque de Boas Práticas também em Inovação.
As informações prestadas na inscrição e apresentadas no questionário de auto-avaliação são tabuladas em um sistema informatizado e analisadas por uma comissão técnica do Prêmio, o que resulta em um ranking de classificação, explica o consultor do Sebrae/PR e coordenador estadual do Prêmio pela entidade, André Rossi.
“Para esta edição, o questionário foi revisto e reavaliado, o que deixou as perguntas mais instigantes e mais fáceis de serem respondidas pelos empresários. O MPE Brasil é uma oportunidade para o empresário validar como está a gestão da sua empresa, já que a qualidade é uma exigência para a sobrevivência das organizações”, diz Rossi.
Para o coordenador estadual, o preenchimento do questionário é uma ‘poderosa’ ferramenta para medir o grau de maturidade da gestão em empreendimentos de pequeno porte. “Melhorar a gestão da empresa significa aumentar a competitividade, tanto no mercado nacional quanto internacional. O Prêmio é uma ferramenta inteligente que ajuda aumentar o patamar de competitividade de micro e pequenas empresas. Além disso, as empresas finalistas e vencedoras ganham visibilidade de imagem, de mídia, e têm a oportunidade de participar de um evento de reconhecimento em Brasília. E o Paraná sempre foi referência na etapa nacional da premiação”, observa.
O MPE Brasil é dividido nas categorias Comércio; Serviços; Indústria; Agronegócio; Serviços de Turismo; Serviços de Tecnologia da Informação; Serviços de Saúde; e Serviços de Educação. A premiação avalia as organizações pelas características de comportamento empreendedor dos empresários e pela gestão das empresas e de seus resultados financeiros, tudo baseado no Modelo de Excelência em Gestão idealizado pela FNQ.
Rossi ainda salienta que o objetivo da premiação é promover e destacar as iniciativas, as ações e as atividades das micro e pequenas empresas quanto à aplicação de tecnologias e métodos de gestão que tenham resultados significativos na comunidade.
“Os empresários de micro e pequenas empresas estão, a cada dia, buscando promover o aumento da qualidade, da produtividade e da competitividade, por meio dos conceitos e práticas de excelência em gestão. A cada ano que o empresário se inscreve e preenche o questionário, mais ele pode se reciclar, observando gradativamente a evolução da performance de sua empresa”, afirma.
O MPE Brasil é promovido pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC), Sebrae, Grupo Gerdau e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), com patrocínio do Governo Federal, Petrobras, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Votorantim e apoio da construtora Odebrecht. No Paraná, a premiação é realizada em conjunto pelo Sebrae/PR e o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), por meio do Movimento Paraná Competitivo (MPC), com o patrocínio da Gerdau, Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) e conta ainda com a parceria da Federação das Associações Comerciais do Estado do Paraná (Faciap) e Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio/PR). (Texto: Assessoria de Imprensa do SEBRAE/PR)
293
notícia anterior